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sábado, 31 de maio de 2014

Confirmação (temp)

O sacramento da Confirmação nos da graça segunda, é um sacramento dos vivos e após sermos membros pelo Batismo passamos a ser soldados de Cristo e sem isso não podemos ser ministros pela Ordem. São três sacramentos que imprimem caráter: Batismo, Confirmação e Ordem;

Existe uma clara ligação entre os 7 dons espirituais e as 7 virtudes, assim como como as 8 bem-aventuranças. Conforme Enciclopédia Católica (http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/) é possível fazer a seguinte relação entre Virtude Teologal e Cardeal, Dom e Bem aventurança:

Virtude
Dom do Espírito
Bem aventurança
Teológica: Fé
 Inteligência (dom contemplativo)
Os puros de coração, que verão a Deus.
Teológica: Esperança
 Ciência (dom ativo)
Os que choram (os pecados próprios e os do mundo), porque serão consolados
Teológica: Caridade
 Sabedoria (dom contemplativo)
Os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus
Cardeal: Prudência
 Conselho (dom ativo)
 Os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Cardeal: Justiça
 Piedade (dom ativo)
Os mansos (humildes) de coração, porque possuirão a terra
Cardeal: Fortaleza
 Fortaleza (dom ativo)
Os que têm sede e fome de justiça (santidade), porque serão saciados” 
Os sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus" 
Cardeal: Temperança
 Temor (dom ativo)
Os pobres de espírito (= os de espírito de pobreza), porque deles é o Reino dos Céus 


As virtudes cardeias são observadas por Platão, formam um tetraedro e são naturais ao que buscam a justiça. As virtudes Teologais são sobrenaturais.
As bem-aventuranças são de combate as máxima dos mundo. "924.O mundo chama bem-aventurados aqueles que desfrutam abundância de riquezas e de honras, que vi vem em delícias e que não têm nada que os faça sofrer."

Trechos da sagrada escritura.
Da origem do sacramento

"O temor de Deus é o princípio da Sabedoria"
initium sapientiæ timor Domini
(Eclesiástico I,16)

Do tronco de Jessé sairá um ramo, um rebento nascerá das suas raízes.
Sobre ele pousará o espírito de Javé: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé.
A sua inspiração estará no temor de Javé. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só pelo que ouvir dizer. (Isaias XI,1-3)
Et egredietur virga de radice Jesse et flos de radice ejus ascendet et requiescet super eum spiritus Domini spiritus sapientiæ et intellectus spiritus consilii et fortitudinis spiritus scientiæ et pietatis. et replebit eum spiritus timoris Domini non secundum visionem oculorum judicabit neque secundum auditum aurium arguet

Da diferença entre Batismo e Crisma
Os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram para lá Pedro e João. Ao chegarem, Pedro e João rezaram pelos samaritanos, a fim de receberem o Espírito Santo. De facto, o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; e os samaritanos tinham apenas recebido o baptismo em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João impuseram as mãos sobre os samaritanos, e eles receberam o Espírito Santo. (Atos VIII 14,17)
cum autem audissent apostoli qui erant Hierosolymis quia recepit Samaria verbum Dei miserunt ad illos Petrum et Johannem qui cum venissent oraverunt pro ipsis ut acciperent Spiritum Sanctum nondum enim in quemquam illorum venerat sed baptizati tantum erant in nomine Domini Jesu tunc inponebant manus super illos et accipiebant Spiritum Sanctum


Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões mais altas e chegou a Éfeso. Encontrou lá alguns discípulos e perguntou-lhes: «Quando abraçastes a fé, recebestes o Espírito Santo?» Eles responderam: «Nós nem sequer ouvimos dizer que existe um Espírito Santo».

Paulo perguntou: «Que baptismo recebestes?» Eles responderam: «O baptismo de João».
Então Paulo explicou: «João baptizava como sinal de arrependimento e pedia ao povo que acreditasse n'Aquele que devia vir depois dele, isto é, em Jesus».
Ao ouvir isto, fizeram-se baptizar em nome do Senhor Jesus.
Logo que Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram, ao todo, doze homens. (Atos XIX 1-7)
Factum est autem cum Apollo esset Corinthi ut Paulus peragratis superioribus partibus veniret Ephesum et inveniret quosdam discipulos dixitque ad eos si Spiritum Sanctum accepistis credentes at illi ad eum sed neque si Spiritus Sanctus est audivimus ille vero ait in quo ergo baptizati estis qui dixerunt in Johannis baptismate dixit autem Paulus Johannes baptizavit baptisma pænitentiæ populum dicens in eum qui venturus esset post ipsum ut crederent hoc est in Jesum his auditis baptizati sunt in nomine Domini Jesu et cum inposuisset illis manum Paulus venit Spiritus Sanctus super eos et loquebantur linguis et prophetabant erant autem omnes viri fere duodecim


Sobre a paz e a espada, ou luta pela verdade.

(A igreja militante e não pacifista
... http://www.montfort.org.br/old/perguntas/paz_espada.html
Normalmente, o homem não gosta da verdade, porque ela lhe traz obrigações. A mentira é cômoda. A mentira não nos obriga a nada. Servimo-nos dela como de uma escrava, enquanto nos é conveniente. Desde que a mentira não nos convenha mais, nós a expulsamos, denunciando a sua falsidade.
A verdade é nossa rainha, que nos impõe obrigações. Por isso, resistimos à verdade. E preferimos a mentira. Dai a verdade de Cristo ter produzido tanto ódio contra Ele.
Por isso, Cristo instituiu um sacramento, o Crisma -- que nos torna soldados de Cristo. É para seus soldados, para aqueles que compreendem que o crisma deve ser vivido na luta pela defesa da Fé que Cristo deixou a espada. E a espada que Ele nos deixou não é para fazer tricô. É para combater. Porque só o combate para estabelecer a verdade e a justiça impõe a ordem, e só com a ordem e a justiça existe a paz. A paz é obra da justiça. Opus justitiae, pax . Justiça e paz se beijaram (Sl.LXXXIV, 11) por que uma não existe sem a outra. E a justiça só se estabelece, muitas vezes, com o uso da espada. A espada da verdade.
Hoje só se fala em paz. Mas é a paz dos maus, fundada na injustiça. Cabe então muito aos que hoje falam de paz o que o profeta Jeremias dizia dos maus sacerdotes de seu tempo, que causaram a guerra e a destruição de Jerusalém: "Eles curavam as chagas das filhas de meu povo com ignomínia, dizendo: Paz, paz, quando não havia paz" (Jer. VI, 14).
Porque "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor Deus" (Isaias, XXII, 57, 21).
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli)

"Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus" (S.Mt, V, 11) 


 "Julgais que vim trazer a paz à terra? Não, vos digo eu, mas a divisão; porque de hoje em diante, haverá numa casa cinco pessoas, divididas três contra duas, e duas contra três. O pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra" (S.Luc. XII, 51-53).

"Não julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios domésticos" (S.Mt. X, 34-36).

Jesus, porém, disse-lhe: «Guarda a espada na bainha. Pois todos os que usam a espada, pela espada morrerão. (S.Mt XVI, 52)

Jesus continuou: «Agora, porém, quem tiver bolsa deve tomá-la, como também uma sacola; e quem não tiver espada, venda o manto para comprar uma. (São Lucas 22, 36)

(dixit ergo eis sed nunc qui habet sacculum tollat similiter et peram et qui non habet vendat tunicam suam et emat gladium)

Sacramentos
(Catecismo de S. Pio X, q515-548)

CAPÍTULO I
Dos Sacramentos em geral


§ 1o - Natureza dos Sacramentos

515) De que trata a quarta parte da Doutrina Cristã?
A quarta parte da Doutrina Cristã trata dos Sacramentos.

516) Que se entende pela palavra Sacramento?
Pela palavra Sacramento entende-se um sinal sensível e eficaz da graça, instituído
por Jesus Cristo, para santificar as nossas almas.

517) Por que chamais aos Sacramentos sinais sensíveis e eficazes da graça?
Chamo aos Sacramentos sinais sensíveis e eficazes da graça, porque todos os Sacramentos significam, por meio de coisas sensíveis, a graça divina que eles produzem na nossa alma.

518) Explicai com um exemplo como os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça.
No Batismo, o ato de derramar a água sobre cabeça da pessoa, e aspalavras: Eu te batizo, isto é, eu te lavo, em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo, são um sinal sensível do que o Batismo opera na alma; porque assim como a água lava o corpo, assim a graça, dada pelo Batismo, purifica a alma, do pecado.

519) Quantos e quais são os Sacramentos?
Os Sacramentos são sete, a saber: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência,
Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio.

520) Quantas coisas se requerem para fazer um Sacramento?
Para fazer um Sacramento requerem-se a matéria, a forma, e o ministro, que tenha intenção de fazer o que faz a Igreja.

521) Que é a matéria dos Sacramentos?
A matéria dos Sacramentos é a coisa sensível que se emprega para os fazer; como, por exemplo, a água natural no Batismo, o óleo e o bálsamo na Confirmação.

522) Que é a forma dos Sacramentos?
A forma dos Sacramentos são as palavras que se proferem para os fazer.

523) Quem é o ministro dos Sacramentos?
O ministro dos Sacramentos é a pessoa que faz ou confere os Sacramentos.

§ 2o - Do efeito principal dos Sacramentos, que é a graça.

524) Que é a graça?
A graça de Deus é um dom interior, sobrenatural, que nos é dado sem erecimento algum da nossa parte, mas pelos merecimentos de Jesus Cristo, em ordem à vida eterna.

525) Como se divide a graça?
Divide-se a graça em: graça santificante, que se chama também habitual; e graça
atual.

526) Que é a graça santificante?
A graça santificante é um dom sobrenatural, inerente à nossa alma, que nos faz
justos, filhos adotivos de Deus e herdeiros do Paraíso.

527) Quantas espécies há de graça santificante?
Há duas espécies de graça santificante: graça primeira, e graça segunda.

528) Que é a graça primeira?
A graça primeira é aquela pela qual o homem passa do estado de pecado rnortal ao estado de justiça, de amizade com Deus.

529) E que é a graça segunda?
A graça segunda é um aumento da graça primeira.

530) Que é a graça atual?
A graça atual é um dom sobrenatural que ilumina nossa inteligência, move e
fortalece a nossa vontade, a fim de que pratiquemos o bem e evitemos o mal.

531) Podemos nós resistir à graça de Deus?
Sim, podemos resistir à graça de Deus, porque ela não destroi o nosso livre arbítrio.

532) Com as nossas forças, podemos nós fazer alguma coisa que nos seja útil para a vida eterna?
Sem o auxílio da graça de Deus, só com as nossas forças, não podemos fazer nada que nos seja útil para a vida eterna.

533) Como nos comunica Deus a graça?
Deus nos comunica a graça principalmente por meio dos santos Sacramentos.

534) Além da graça santificante, conferem-nos os Sacramentos mais outra graça?
Os Sacramentos, além da graça santificante, conferem também a graça sacramental.

535) Que é a graça sacramental?
A graça sacramental consiste no direito que se adquire, recebendo qualquer Sacramento, de ter em tempo oportuno as graças atuais necessárias, para cumprir as obrigações que derivam do Sacramento recebido. Assim, quando fomos batizados, recebemos o direito a ter as graças necessárias as para vivermos cristãmente.

536) Dão sempre os Sacramentos a graça a quem os recebe?
Os Sacramentos dão sempre a graça, contanto que se recebam com as disposições necessárias.

537) Quem deu aos Sacramentos a virtude de conferir a graça?
Foi Jesus Cristo que, por sua Paixão e Morte, deu aos Sacramentos a virtude de
conferir a graça.

538) Quais são os Sacramentos que conferem a primeira graça santificante?
Os Sacramentos que conferem a primeira graça santificante, que nos faz amigos
de Deus, são dois: Batismo e Penitência.

539) Como se chamam, por este motivo, estes dois Sacramentos?
Estes dois Sacramentos, isto é, o Batismo e a Penitência, chamam-se por este motivo Sacramentos de mortos, porque são instituídos principalmente para restituir a vida da graça às almas mortas pelo pecado.

540) Quais são os Sacramentos que aumentam a graça em quem a possui?
Os Sacramentos que aumentam a graça em quem a possui, são os outros cinco, isto é, a Confirmação, a Eucaristia, a Extrema-Unção, a Ordem e o Matrimônio, os quais conferem a graça segunda.

541) Como se chamam, por esse motivo, estes cinco Sacramentos?
Estes cinco Sacramentos, isto é, a Confirmação, a Eucaristia, a Extrema-Unção, a
Ordem e o Matrimônio, chamam-se Sacramentos de vivos, porque aqueles que os recebem, devem estar isentos de pecado mortal, quer dizer, já vivos pela graça santificante.

542) Que pecado comete quem recebe um Sacramento de vivos, sabendo que não está em estado de graça?
Quem recebe um Sacramento de vivos, sabendo que não está em estado de graça, comete um grave sacrilégio.

543) Quais são os Sacramentos mais necessários para nossa salvação?
Os Sacramentos mais necessários para nossa salvação, são dois: o Batismo e a Penitência; o Batismo é necessário absolutamente para todos, e a Penitência é necessária para todos aqueles que pecaram mortalmente depois do Batismo.

544) Qual é o maior de todos os Sacramentos?
O maior de todos os Sacramentos é o Sacramento da Eucaristia, porque contém
não só a graça, mas também ao mesmo Jesus Cristo, autor da graça e dos
Sacramentos.

§ 3o - Do caráter que imprimem alguns Sacramentos

545) Quais são os Sacramentos que se podem receber uma só vez?
Os Sacramentos que se podem receber uma só vez, são três: Batismo, Confirmação e Ordem.

546) Por que os três Sacramentos, Batismo, Confirmação e Ordem só se podem receber uma vez?
Os três Sacramentos, Batismo, Confirmação e Ordem, podem-se receber uma só
vez, porque imprimem caráter.

547) Que é o caráter que cada um destes três Sacramentos imprime na alma?
O caráter impresso na alma em cada um destes três Sacramentos, é um sinal espiritual que nunca se apaga.

548) Para que serve o caráter que estes três Sacramentos imprimem na alma?
O caráter que estes três Sacramentos imprimem na alma, serve para nos distinguir, no Batismo como membros de Jesus Cristo, na Confirmação como seus soldados, na Ordem como seus ministros.

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588) 14) Que disposições se requerem para receber o Sacramento da Confirmação?
Para receber dignamente o Sacramento da Confirmação é necessário:
- estar em estado de graça,
- saber os mistérios principais da nossa santa Fé,
- e aproximar-se deste Sacramento com reverência e devoção


A graça primária




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