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sábado, 20 de julho de 2013

Estrutura da Suma Teológica.

A Suma de São Tomás
Edições Loyola de 2009
(~6085 páginas)
As três grandes obras de São Tomás de Aquino são a Catena Aurea que comenta os Evangelhos, a Suma Contra os Gentios de valor apologético e a colossal Suma Teológica que é a doutrina católica sublimada. Conforme uma aula que tive na sede da Montfort em São Paulo, Santo Tomás era uma "máquina lógica", sua capacidade de desdobrar raciocínios era fantástica.

Conforme site permanencia.org.br e http://hjg.com.ar/sumat/ a suma é divida em 3 partes mais um suplemento da 3ªparte elaborada por seus alunos após a sua morte.

A I parte trata sobre Deus e as criaturas.

A I parte da II Parte trata dos homens imagem de Deus.
A II parte da II Parte trata das virtudes teologais, cardiais e carismas.

A III Parte trata sobre Cristo e os Sacramentos.

O suplemento trata de terminar os Sacramentos e sobre os Novíssimos (céu, purgatório e inferno).

Conforme observado em uma aula de um seminarista do IBP, José Zucchi, a Suma fecha um ciclo alfa- ômega na qual inicia-se em Deus, passa pelo homem, Por Nosso Senhor e termina no céu pelos sacramentos. Esse estrutura é chamada "Exitus - Reditus".

A estrutura básica percebida é de perguntas, hipóteses e respostas.

Primeiro se dá  hipótese ou pergunta, geralmente inicia-se com 'Parece que...'. 

Depois os argumentos falsos ou parcialmente falsos de apoio a hipótese.
Depois os chamados 'sed contra' que são argumentos falsos contra a hipótese.

Depois a resposta do mestre que é a correta.

Depois ele responde a cada uma das argumentações falsas, pergunta por pergunta.
Até triunfar finalmente a verdade.
Nem Aristóteles foi capaz de fazer algo assim, expor a doutrina errada e responder sistematicamente.

É possível encontrar a obra online em espanhol e parcialmente em português, mas as edições Loyolas a tem em 9 volumes, na média a obra completa é uns R$1000.

1ª Parte:

Teología (1).
Dios: Dios uno (2-26), Dios trino (27-43), Dios creador (44-74).
Criaturas: ángeles (50-64), hombre (75-102), cosmos (103-119).

2ªParte é subdividida em duas:
1ª Parte da 2ªparte (Prima secundae):

O homem é considerado como feito à imagem de Deus, exprimindo imagem, como diz Damasceno, a inteligência, o livre arbítrio e o poder sobre si mesmo. Ora, como já se tratou do exemplar, i. é, de Deus, e do que procede voluntariamente do poder divino, resta considerar-lhe a imagem, i. é o homem, como também o princípio das suas obras, por ter livre arbítrio e ser senhor delas.
  
Bienaventuranza, fin del hombre (1-5)
Actos humanos (7-21). Pasiones (22-48), hábitos (49-54).
Virtud (55-67), dones (68-70), vicio y pecado (71-89)
Ley: en general (90-97), antigua (98-105), nueva (106-108).
Gracia (109-113), mérito (114).

2ª Parte da 2ªparte (Secunda secundae)
Virtudes teologales: fe (1-16), esperanza (17-22), caridad (23-46)
Virtudes cardinales: prudencia (47-56), justicia (57-122), fortaleza (123-140), templanza (141-170).
Carismas (171-178) y estados de vida (179-189).

3ª Parte (Tertia):
III. Tercera parte (Tertia)
Cristo: Su encarnación (1-6), sus cualidades (7-26), su vida (27-59)
Sacramentos: en general (60-65). Bautismo (66-71), Confirmación (72), Eucaristía (73-83), Penitencia (84-90).

Suplemento (Supplementum tertiae)
Sup III. Suplemento de la tercera parte (Supplementum tertiae)
Complementa lo que dejó inconcluso Santo Tomás: otros sacramentos y Novísimos. No incluido.

Conforme o site permência.org.br a mais conhecida tradução é a de Alexandre Correia.

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